top of page

1ª fase – RAPPORT

Fase inicial do processo de Coaching. Explicação do processo ao Coachee, apresentação pessoal como coach, perguntas e questões introdutórias que gerem um estado de receptividade.

 

2ª fase – PROPOSIÇÃO E DEFINIÇÃO DO TEMA E OBJETIVO DA SESSÃO

Nesta fase o coach inicia o chamado “Shazan”, ferramenta que consiste em fazer questionamentos poderosos com a intenção de obter informações preciosas sobre a vida do cliente.O coach identifica o estado desejado do cliente, sabendo claramente o que ele busca alcançar ou onde ele pretende estar após finalizar o processo.

 

3ª fase – DESENVOLVIMENTO

Esta fase é o processo de Coaching em si, utilizando técnicas, conhecimentos e mais de 100 ferramentas com foco em resultados.

 

É hora de finalizar a sessão realizada, aplicando perguntas que levam à reflexão e obtendo o fechamento das questões levantadas.

 

O coach faz uma recapitulação, resumindo os principais pontos abordados na sessão. Nesta fase ele auxilia seu cliente a definir as tarefas a serem realizadas durante a semana, com o objetivo de acelerar o processo.

 

5ª fase – RECAPITULAÇÃO, TAREFAS

4ª fase – APRENDIZADO DA SESSÃO

METODOLOGIA

 METODOLOGIA

  O Instituto Berticeli utiliza a metodologia de treinamentos e coaching baseada na identificação de Propósito, reconhecimento das Habilidades Pessoais, Conhecimento e Atitude e domínio da Andragogia e seus aspectos. Na análise de perfil comportamental, os profissionais do Instituto Berticeli estão habilitados e certificados a aplicar o modelo DISC e a Avaliação Descritiva PERSOLOG.

Em relação à aplicação da metodologia de Coaching, as sessões seguem uma estrutura básica, sendo:

 

METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE

PERFIL COMPORTAMENTAL ATUAL - Assessment

 

    Uma das ferramentas utilizadas pelos profissionais de Coaching é a metodologia de avaliação de perfil comportamental, ou Assessment. A avaliação permite identificar comportamentos dominantes e não dominantes que influenciam todas as ações do individuo.

     Em conjunto com outras técnicas comportamentais, a avaliação traça as características gerais de cada indivíduo para que ele entenda o seu modelo comportamental e como age em qualquer situação. Como contraponto às formas de pensamento, motivos, valores ou domínio do hemisfério do cérebro como é usado por outros instrumentos, o comportamento é claramente observável e alterável.  Desta forma, o comportamento observado pode servir como um ponto de partida para o desenvolvimento da personalidade.

 

Existem dois modelos de avaliação que trazem resultados consistentes:

    A teoria DiSC® identifica quatro padrões básicos de comportamento previsíveis observados em seres humanos. A palavra DiSC® é um acrônimo para DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CAUTELA. A ciência comportamental por trás da avaliação DiSC® sustenta que todas as pessoas possuem essas quatro qualidades básicas de comportamento em diferentes graus, podendo variar em uma escala de 1 a 7.

1) Teoria Disc

2) Avaliação Descritiva Persolog

    Além de identificar o comportamento pessoal, o modelo foca na percepção consciente também do comportamento dos outros. As pessoas podem melhor adaptar os próprios estilos comportamentais aos estilos dos outros, usando as dimensões comportamentais básicas: DOMINANTE, INFLUENTE, SEGURO e CAUTELOSO.

O Perfil Pessoal Persolog oferece dois questionários separados, distintos em conteúdo e metodologia.

bottom of page